Promoção de iniciativas locais
Visando assegurar o desenvolvimento turístico integrado e socialmente sustentável das ilhas de Boa Vista e Maio, a SDTIBM (Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio, SA) criou o “Fundo Económico e Social da Boa Vista e Maio” (FESBEM), instrumento financeiro destinado a apoiar as iniciativas dos cidadãos residentes nessas duas ilhas, fomentando a criação, expansão e modernização de pequenos negócios e/ou pequenas empresas. Serão apoiadosos projectos de investimento com rentabilidade demonstrada e interesse social para a comunidade, que visem responder às necessidades das populações locais ou do sector turístico, até ao limite de 2.000.000$00 (dois milhões de escudos).
A gestão do FESBEM é assegurada por uma instituição financeira – Banco Cabo Verdiano de Negócios (BCN), mediante contrato celebrado com a SDTIBM, que supervisionará a implementação do Fundo e das ajudas por ele proporcionadas.
Os pedidos de financiamento devem ser encaminhados para o Banco Cabo Verdiano de Negócios (BCN), que os completará com elementos considerados relevantes, preparará um parecer técnico e o remeterá à Comissão de Avaliação dos Projectos (CAP) do FESBEM para apreciação. A posição final da CAP é tomada tendo em conta a viabilidade económico-financeira do projecto, a solvabilidade do mutuário/promotor e o interesse do projecto para o desenvolvimento das comunidades onde se insere, sendo posteriormente encaminhada ao Banco e ao Conselho de Administração da SDTIBM para efeitos de decisão final, ou seja, de aprovação, ou não, do pedido de financiamento.