ILHA DA BOA VISTA

Geografia

A ilha da Boa Vista, a mais oriental das ilhas de Cabo Verde, distando cerca de 500 km da costa africana, é a terceira ilha do arquipélago em dimensão, com uma superfície de 620 km2. Possui uma forma quase circular, e uma grande predominância de praias, sobretudo na costa Oeste e Sudoeste. Este facto, associado às áreas de interesse ambiental, localizadas desde a costa Norte à costa Sudeste, confere-lhe um enorme potencial turístico.
A pluviosidade é normalmente muito reduzida, entre 75 mm e pouco mais de 120 mm. As temperaturas médias anuais são de 24 a 25 ºC. Os ventos sopram com relativa intensidade durante todo o ano, sofrendo uma ligeira diminuição durante o verão. A humidade relativa média desce raramente abaixo de 60% e situa-se na maior parte do tempo entre os 70 e os 90%. as terras baixas, limitando-se o sistema montanhoso a pequenas colinas, sendo o ponto mais alto o Monte Estancia, com 387 metros de altitude. As dunas podem atingir vários metros de altura, e pelo seu elevado valor paisagístico e ecológico, desempenham uma função primordial na protecção e conservação da costa, com um importante papel contra a erosão das praias, funcionando como reserva de areia para a protecção destas.
A parte oriental da ilha é caracterizada por uma grande concentração de recursos naturais, como sejam populações reprodutoras de tartarugas marinhas, colónias de aves marinhas, campos de dunas, zonas húmidas e fauna associada, colónias de corais, espécies singulares de peixes, ninhos de guincho, espécies raras de aves e árvores milenárias, como calabaceira, figueira-brava e amendoeira, conferindo à ilha um enorme valor ecológico.
Os fortes ventos alísios que sopram do nordeste, criam um corredor de areia que atravessa praticamente toda a zona oeste pelo que predominam, nesta zona e no sudoeste da ilha, terras baixas e extensos areais. A parte oeste da ilha está vocacionada para turismo convencional, e a leste, para os valores ambientais. É na parte oeste que se encontram as ZDTI.

Demografia

Segundo o Censo de 2010, a população da ilha é de 9.162 habitantes, e destes, cerca de 41% é população rural, embora esta não viva da agricultura. Dada a extensão da ilha (é a terceira maior ilha em extensão), a densidade populacional é extremamente baixa.
Existe uma maioria de população masculina na ilha (59,2%) devido à emigração feminina, em particular para Itália. A população entre os 15 e os 64 anos representa 71,4% do total, com os menores de 15 anos a constituírem 22,6% dos residentes. A taxa de actividade é de 78,9% e a taxa de desemprego em 2010 cifrava-se em 5,7%.

Potencialidades e aptidões turísticas

As características geográficas gerais da ilha da Boa Vista em que ressaltam as praias extensas e muito adequadas à prática balnear, sobretudo na costa Oeste e Sudoeste (à excepção da ZDTI do Morro de Areia que apresenta uma costa rochosa com uma zona marítima de concentração de tubarões em certas épocas) e a possibilidade de articulação e complementaridade das áreas de interesse ambiental, que ocupam a frente oposta da ilha desde a costa Norte à costa Sudeste, conferem-lhe um perfil potencial dominante de “turismo balnear familiar” com uma importante componente de “turismo ambiental”.
A componente ambiental que, de acordo com o princípio da protecção activa, deverá ter associada alguma capacidade de alojamento, assume uma atractividade própria, face ao crescente interesse nos temas ambientais. Para além disso a componente ambiental terá um papel valorizador e enriquecedor da experiência oferecida ao turismo balnear convencional.

Oportunidades de investimentos

Nessa pagina será possível encontrar informações sobre as possibilidades de investimentos na ilha da Boa Vista:
OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS

Área: 620 Km2
População: 9.162
Maior centro urbano: Cidade de Sal Rei
Municípios: Boa Vista
Grupo: Barlavento
Pluviosidade: 75mm / 120mm
Temperatura média anual: 24º / 25º
Elevação máxima: 387m, Monte Estância
Freguesias: Santa Isabel e São João Baptista
Povoações: Rabil, Estância de Baixo, Bofareira, Cabeça dos Tarafes, Fundo das Figueiras, João Galego, Povoação Velha

DESCRIÇÃO

Boa Vista (também escrito Boavista) é uma ilha do grupo do Barlavento do arquipélago de Cabo Verde, e a mais a leste, distando apenas 455 km da costa africana.
Ilha das mornas, género musical tradicional de Cabo Verde, de Aristides Pereira, o primeiro presidente da República de Cabo Verde, e de escritores como Germano de Almeida (prémio Camões 2018), Boa Vista possui as mais extensas praias de Cabo Verde.

O aeroporto internacional da ilha, que em 2019 recebeu mais de 40 voos semanais – com origem nas principais cidades europeias -, gerou um volume de mais de 250 mil turistas anuais e teve uma taxa de ocupação hoteleira acima de 80% o ano todo!

Boa Vista é um fantástico paraíso para investimentos turísticos, que, ainda, oferece uma considerável disponibilidade de terrenos infraestruturados, para o desenvolvimento de projetos turísticos como, resorts, hotéis, boutique hotéis, apartamentos, residências, SPA, golfe, bares, restaurantes, casinos, centro de convenções anfiteatros, centros de exposição e centros comerciais, etc.

Mas, para além das potencialidades relacionadas com o turismo como o turismo MICE, Ecoturismo, Turismo de saúde, etc., a ilha da Boa Vista dispõe de outras oportunidades de investimentos na cadeia de valores do turismo e noutras que a suportam, tais como, o setor desportivo (escolas de mergulho, academias de desportos náuticos, academias de ténis, centros de hipismo, marinas para iates etc.), o setor da cultura, entretenimento e lazer e centros marinhos on e offshore.

Outras valências no leque de oportunidades de investimento da Boa Vista, conforme a título de exemplo se segue, são:

i) Educação – Edificação e exploração de escolas profissionais;
ii) Saúde – construção e exploração de hospitais e centros médicos
iii) Agronegócio;
iv) Pecuária;
v) Economia azul:
• Pesca e conservação do pescado;
• Aquacultura
vi) Imobiliária social e gestão de condomínios.
vii) Parcerias público-privadas:
• Transportes
• Financiamento e/ou gestão de portos e aeroportos
• Infraestruras: Produção e distribuição de água e energias, energias renováveis, saneamento.

Muitos operadores internacionais já escolheram a Boa Vista pelo seu incrível potencial económico e ambiental.
Seja um deles. Contacte-nos!

CONTACTOS

Unidade de Gestão
e Desenvolvimento de Negócios

[email protected]
LinkedIn profile

DADOS DE BOA VISTA

Fonte: INE - Instituto Nacional de Estatisticas

População

Turistas - Chegadas

Turistas - Dormidas

% ocupação hoteleira

Estabelecimentos

Numero de quartos

BOAVISTA / SAL - DADOS COMPARADOS

Fonte: INE - Instituto Nacional de Estatisticas

Turistas - Chegadas

Turistas - Dormidas

% ocupação hoteleira

Numero de quartos

MAIORES MARCAS HOTELEIRAS EM BOAVISTA

Presentes

riu logo
VOI Hotels - Logotipo
barcelo logo
Oasis Atlantico - Logotipo

Anunciados

Boa Vista

Boa Vista, que tem mais da metade das praias de areia branca do país, também vem atraindo investimentos substanciais e espera dobrar o número de quartos até 2020:
– Meliá Hotels está abrindo seu primeiro resort em Boa Vista com 850 quartos em construção no início de 2018.
– Expansões foram feitas em 2016-17 das propriedades Riu e Decameron.
– Barceló Hotels iniciará seu prédio na primeira parte de 2019.
– Boa Vista também terá seu primeiro resort com um campo de golfe de 18 buracos em 2019.

CURIOSIDADES ESTATÍSTICAS SOBRE O MUNICÍPIO

GALERIA DE IMAGENS

0

1

2

3

4

5

6

7

0

1

2

3

VÍDEO PROMO TERRENOS

VÍDEO DO APLICATIVO OFICIAL