Acessibilidades externas – Considerada uma das joias do arquipélago, portadora de um enorme potencial de desenvolvimento turístico, a ilha da Boa Vista está a conhecer uma dinâmica económica invejável graças ao investimento na indústria hoteleira e no negócio das viagens turísticas. A existência de um aeroporto internacional foi identificada como condição essencial para a viabilização do desenvolvimento sustentado da ilha.
O projeto de construção do Aeroporto da Boa Vista começou a ganhar corpo em 2003 e desde cedo adotou-se o principio de aproveitamento das infra-estruturas e facilidades aeroportuárias existentes, em vez do comprometimento com um projeto aeroportuário de raiz, que é considerado muito exigente em termos de investimentos financeiros e recursos do solo. Assim, a extensão das infraestruturas do aeródromo de Rabil foi considerada como o melhor cenário de desenvolvimento a longo prazo em termos de capacidade e impacto ambiental.
Neste contexto, foi projetado e construído o Aeroporto Internacional da Boa Vista, cujo modelo se baseia num crescimento em 4 fases até ao ano 2023, em função da demanda da dinâmica da ilha.