http://sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/1483511.jpg http://sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/5328002.jpg http://sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/9543243.jpg http://sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/2672794.jpg http://sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/5706125.jpg http://sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/5637346.jpg http://sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/6213337.jpg http://sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/6028008.jpg http://sdtibm.cv/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/9125619.jpg
Home
Português (Brasil)English (United Kingdom)
Governo e Câmara de Turismo de Cabo Verde apostam na melhoria da qualidade do turismo no país
Dom, 11 de Janeiro de 2015 00:00   
O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) e a Câmara de Turismo de Cabo Verde (CTCV) assinaram este sábado um protocolo visando a implementação dos critérios da qualidade nos serviços a nível das empresas e profissionais, no sector do turismo.
 
O acordo foi assinado pelo presidente IGQPI, Abraão Lopes, e o seu homólogo da CTCV, António Gualberto do Rosário, na presença da Ministra do Turismo Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes.
Na ocasião, a ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes, disse que “este acto significa a visão que o seu Ministério tem para trabalhar efectivamente na construção de um maior desenvolvimento do turismo em Cabo Verde”.
A ministra, que diz estar ciente de que para o efeito ainda “há muito trabalho a fazer”, afirmou que o desenvolvimento do turismo em Cabo Verde passa, por entre outras vertentes, pela aposta na qualidade.
“A procura cada vez mais dos turistas significa que o Governo, as instituições públicas e privadas cabo-verdianos sentem-se desafiados a trabalhar cada vez mais para a afirmação de Cabo Verde como destino turístico”, sublinhou a ministra.
 
Por sua vez, o presidente da CTCV, António Gualberto do Rosário, considerou que “este acto é o início de uma caminhada efectiva de parceria para fazer do turismo o sector estratégico” da economia de Cabo Verde.
“Isto nos encoraja significativamente e nos dá ideias de que temos um futuro muito mais promissor no domínio da actividade em que estamos inseridos e nos dá a garantia de uma nova e forte relação institucional entre o Governo e o sector privado”.
 
O presidente da CTCV afirmou que este protocolo vai encorajar o sector privado nacional a considerar ainda com mais a importância E o papel do turismo e as oportunidades que este sector oferece para Cabo Verde.
Para António Gualberto de Rosário, “a divulgação e o conhecimento desta nova realidade será também um factor de importância no domínio de atracção de investimento directo estrangeiro para o país.
 
No protocolo, as partes acordam contribuir de forma engajada na capacitação de agentes sobre a temática da qualidade para se criar uma consciência nacional sobre a imprescindibilidade dessa ferramenta para a afirmação do destino turístico nacional num mercado extremamente competitivo à escala mundial.
 
As duas instituições pretendem igualmente desenvolver esforços no sentido da elaboração de planos estratégicos, planos de acções e projectos, para a implementação de instrumentos da qualidade nas empresas, junto de profissionais do turismo e Das entidades públicas conexas com o sector do turismo.
 
O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual é uma unidade orgânica do Ministério do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, que tem como missão principaL promover a qualidade em Cabo Verde, assumindo-se como um agente privilegiado de mudança no pais, ao nível da economia interna e da competitividade internacional, além de gerir e coordenar o Sistema Nacional da Qualidade de Cabo Verde (SNQCV).

Fonte: Expresso das Ilhas
 

Contactos

Tel:  +238 251 9200

Fax: +238 251 1615

info@sdtibm.cv

Comunicações SDTIBM